Notícias

Aprovada suspensão temporária do financiamento de habitação popular

Aprovada suspensão temporária do financiamento de habitação popular

09 de setembro de 2020
Tempo de leitura: 1min 30seg
 

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou, na última terça-feira (8), uma suspensão temporária de 120 dias para que agentes financeiros façam os pagamentos de financiamento imobiliário de habitação popular ao fundo.

A medida, aprovada por unanimidade, foi apresentada pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), atendendo pedido dos bancos e financeiras, em virtude da pandemia do novo coronavírus. As instituições financeiras haviam suspendido pagamentos de parcelas para moradias, mas os repasses ao FGTS não foram pausados.

Com a mudança, ficou especificado que seriam usados na pausa de 120 dias até R$ 3 bilhões para atender quem concedeu financiamento ao público-alvo das políticas de moradia social: pessoas físicas das faixas 1,5 e 2 do programa Casa Verde e Amarela, com renda bruta mensal de R$ 4 mil.

O ministério fez estudos também para um cenário de pausa de 180 dias, mas a pasta considerou o impacto oneroso demais. Segundo o estudo do MDR, o FGTS teria condições financeiras de arcar com a medida sem venda antecipada de títulos públicos e usando excedente de operações

A medida vale para parcelas a vencer a partir de setembro e devem pagas até 31 de dezembro. Assim, o ministério justifica que não haverá perdas para o balanço final do FGTS, pois os pagamentos parcelado teriam a devida atualização monetária.

Seguro desemprego: Prazo para solicitar o seguro é suspenso por conta da pandemia

Fonte: G1

Escrito por: WD House / Assessoria de Imprensa Unicontab