Notícias

 INSS: publicações nas redes sociais sobre fim da aposentadoria e suspensão dos pagamentos são falsas

INSS: publicações nas redes sociais sobre fim da aposentadoria e suspensão dos pagamentos são falsas

12 de julho de 2023

Fake news foram espalhadas nesta semana alegando que o cronograma de pagamentos do INSS e a aposentadoria por tempo de contribuição estariam suspensos.

Começou a circular nesta semana algumas mensagens em aplicativos e publicações nas redes sociais afirmando que a concessão de aposentadorias por tempo de contribuição chegaria ao fim e que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não teria mais verba para o pagamento dos benefícios aos aposentados e pensionistas.

Essas notícias são falsas e o próprio instituto desmentiu as informações nesta terça-feira (11). Em uma das mensagens, constava que o governo anunciou o fim das aposentadorias para segurados que começaram a contribuir a partir de 14 de dezembro de 2019, mas essa informação também faz parte de um conjunto de fake news contra o instituto e o governo.

A data de 14 de dezembro de 2019 faz menção à uma das mudanças previstas na Reforma da Previdência, que passou a valer a ocasião, que estipula que quem não trabalhava formalmente antes da reforma poderia se aposentar ao possuir 20 anos de tempo de contribuição e 65 anos de idade, no caso dos homens, ou ter 15 anos de contribuição e 62 anos de idade, no caso das mulheres.

"Para os segurados que já contribuíam para o INSS antes da promulgação da reforma serão aplicadas regras de transição para a concessão da aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. Ou seja, o INSS concede aposentadoria por tempo de contribuição", esclareceu o órgão.

Outra fake news falava que o calendário de pagamentos dos benefícios do INSS estavam suspensos, sem previsão de acerto, o que também não procede. O cronograma oficial de 2023 continua valendo e os pagamentos de julho começam a ser feitos no dia 25.

Ou seja, os contribuintes, aposentados e pensionistas do INSS não têm com o que se preocupar. Os benefícios continuam válidos, assim como o calendário.

 

Publicado por Izabella Miranda - Portal Contábeis