Notícias

 Saiba como emitir Nota Fiscal Eletrônica pelo novo aplicativo da Receita Federal

Saiba como emitir Nota Fiscal Eletrônica pelo novo aplicativo da Receita Federal

11 de maio de 2023

O aplicativo, que é gratuito, permite a emissão de notas eletrônicas pelo celular.

A Receita Federal lançou no dia 1º de maio o aplicativo da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), disponível nos sistemas Android e IOS.

O aplicativo é gratuito, e permite a emissão das notas eletrônicas, consulta aos documentos já lançados, além da checagem de eventuais registros ainda não transmitidos. 

O cliente, por sua vez, recebe notificação sobre a emissão da nota por meio de mensagem eletrônica, também pelo celular.

Nesta matéria, confira passo a passo como emitir.

Cadastro no Portal do Contribuinte

Para acessar o aplicativo, é preciso já ter um cadastro no Portal do Contribuinte. Para isso, acesse o site nesse link e clique em “fazer o primeiro acesso”.

Preencha o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) , o Cadastro de Pessoa Física (CPF), a data de nascimento e clique em avançar.

Na tela seguinte, você deve preencher o número do recibo da entrega do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) dos dois anos anteriores.

É importante ressaltar que é preciso ter entregado a declaração para conseguir fazer o cadastro. Se você não entregou, será preciso enviar em atraso para seguir adiante.

Depois, coloque o seu e-mail e crie uma senha, entre 6 e 10 caracteres, com maiúsculas e minúsculas.

Na sequência, o próprio sistema enviará um código de confirmação para o seu e-mail. Acesse, copie o código e cole no Portal do Contribuinte.

Por fim, você vai receber a mensagem de confirmação de cadastro.

Como baixar o aplicativo

Com o cadastro realizado, acesse a loja virtual do seu sistema, Play Store para Android ou App Store para IOS e procure pelo aplicativo "NFS-e Mobile", conforme mostra a imagem abaixo.

NFS-e Mobile: veja passo a passo como emitir

Clique no botão ao lado para instalar e depois que o download tiver sido concluído toque em abrir.

Como emitir NFS-e Mobile

Ao abrir o aplicativo NFS-e Mobile, preencha o CPF e senha cadastrados no Portal do Contribuinte e siga os seguintes passos:

  • Clique no ícone "Emitir NFS-e"; 
  • Digite o CPF ou CNPJ do cliente;
  • Em serviço prestado, selecione qual trabalho foi realizado;
  • Depois, preencha o valor a ser emitido;
  • Clique em Emitir NFS-e.

Por fim, você receberá a confirmação de que a sua Nota Fiscal de Serviço Eletrônica foi gerada com sucesso. Agora, é só enviar para o seu cliente.

NFS-e Mobile

O app é um dos produtos do projeto da NFS-e, uma série de soluções tecnológicas que também ajuda os fiscos das prefeituras e do Distrito Federal, visto que o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS ou ISSQN) é de competência dos municípios e do Distrito Federal.

A Plataforma de Administração Tributária Digital da NFS-e resolve o problema da falta de padronização no setor, ao contemplar as 5.570 legislações e Notas Fiscais de Serviço diferentes no país, uma para cada município, além de diversos modos de apurações. É, ainda, uma solução para diversos municípios que não cobram o imposto, pela falta de uma administração tributária municipal estruturada ou ausência de recursos tecnológicos.

“O projeto padroniza o modelo de documento fiscal e disponibiliza uma cesta de produtos tecnológicos para todo o Brasil”, explica o auditor-fiscal da Receita Federal, Gustavo Jubé Xavier Nunes, gerente do projeto da NFS-e.

Publicado por Danielle Nader
Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal Contábeis