Notícias

Atenção Empresários: Termina dia 5 de abril o prazo para entrega da Rais 2018

Atenção Empresários: Termina dia 5 de abril o prazo para entrega da Rais 2018

26 de março de 2019

Empresários devem ficar atentos ao prazo para entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), que vai até 5 de abril. A multa para quem não entregar ou fornecer informações incorretas varia de R$ 425,64 a R$ 42.641,00, dependendo do tempo e do número de funcionários registrados na empresa.

Em 2017, 8,5 milhões de estabelecimentos informaram 67 milhões de vínculos. Esse ano, até segunda-feira (25), 4,5 milhões de estabelecimentos já entregaram a declaração da Rais. 

“Já recebemos quase metade das declarações. A expectativa é de que seja o mesmo número de empresas declarantes do ano anterior, variando muito pouco”, declarou o coordenador de Cadastros Administrativos do Ministério da Economia, Silvano de Jesus. 

A Relação Anual de Informações Sociais tem como objetivo fazer com que as empresas forneçam informações detalhadas ao Governo Federal sobre empregados e trabalhadores formais. Esses dados servem para o planejamento governamental, nas áreas econômicas e sociais, resultando melhorias para os trabalhadores e empresas.

A declaração é utilizada, também, como base de cálculo do abono salarial do trabalhador, motivo pelo qual exige uma enorme precisão das informações, pois o empregador pode ser responsabilizado caso seu colaborador tenha perdas em decorrência de dados incorretos. Para assegurar o cuidado com essas informações foram instituídas multas. 

Todas as pessoas com CNPJ ativo na Receita Federal até 31 de dezembro de 2018, com ou sem empregados, são obrigados a entregar a declaração da Rais, mesmo que o CNPJ tenha ficado ativo por apenas um dia durante o período. Caso a pessoa não tenha contratado ninguém no período, precisa fazer a declaração da Rais Negativa.

Microempreendedores Individuais (MEI) só precisam declarar a Rais se tiver empregado. Caso não tenha, ele até pode fazer a declaração da Rais Negativa, mas tão pagará nenhuma multa caso não faça.

A relação dos documentos necessários para preenchimento e entrega está disponível no site www.rais.gov.br. Basta acessar esse endereço e baixar o Programa Gerador de Declaração Rais (GDRAIS2018), que disponibiliza uma série de formulários com campos a serem preenchidos. 

 

Escrito por: WD House | Assessoria de Imprensa Unicontab

Fonte: Ministério da Economia