Notícias

Número de microempreendedores ultrapassa a marca de 10 milhões

Número de microempreendedores ultrapassa a marca de 10 milhões

29 de abril de 2020
Tempo de leitura: 1min 40seg

Pela primeira vez o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país ultrapassou a marca de 10 milhões. Segundo dados do Portal do Empreendedor do governo federal, o número total de registros de MEIs atingiu 10,016 milhões na última sexta-feira (24), o que representa uma alta de 10,6% na comparação com o final do ano passado.

Somente em abril, o número de brasileiros que decidiram optar por essa modalidade de trabalho já chega a 98 mil. No total de 2020 os novos registros superam 586 mil.

Apesar do aumento do número de MEIs no país em plena pandemia de coronavírus, o ritmo de novas formalizações está abaixo do registrado em março, quando houve um acréscimo de 169 mil trabalhadores.

Segundo os dados mais recentes do IBGE, o Brasil reunia no trimestre encerrado em fevereiro um total de 38 milhões de informais, número que corresponde a 41,1% da população ocupada no país.

O que é MEI?

O MEI é um regime tributário simplificado criado para incentivar e facilitar a formalização de pequenos negócios e de trabalhadores autônomos. Com o registro o microempreendedor pode ter CNPJ, emitir notas fiscais e ter acesso a direitos e benefícios previdenciários.

Fonte: Portal Contábil

Escrito por: WD House / Assessoria de Imprensa Unicontab