Notícias

MEI: guia completo sobre auxílio-maternidade

MEI: guia completo sobre auxílio-maternidade

08 de novembro de 2023

Confira quem tem direito ao benefício e como dar entrada.

Ao migrar do trabalho no  regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para se tornar Microempreendedor Individual (MEI) , muitas pessoas acham que perderão qualquer direito previsto na CLT, mas isso não é verdade.

Alguns benefícios são mantidos ao contribuir com a taxa mensal do MEI, uma vez que parte deste valor é revertido ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) .

O auxílio-maternidade é um desses benefícios, dando o direito da pessoa se afastar de suas atividades por um prazo determinado de forma remunerada.

Auxílio-maternidade MEI

O auxílio-maternidade é destinado a mães grávidas, mulheres que tenham sofrido aborto espontâneo e mães em processo de adoção, seguindo algumas regras.

No total, são 120 dias de benefício, considerando o pagamento mensal em até quatro parcelas da:

  • Licença-maternidade;
  • Adoção;
  • Guarda judicial;
  • Mulheres que sofreram aborto espontâneo. 

Para as mulheres que sofreram aborto espontâneo, a licença prevista em lei é de apenas 14 dias. 

Sobre os valores disponibilizados no auxílio-maternidade, ele é calculado de acordo com o valor do salário mínimo no período. 

Vale lembrar que as mulheres que possuem o direito de receber o auxílio se encaixam tanto se forem MEIs, como também se atuam em regime de carteira de trabalho CLT. 

É importante ainda informar que, no caso dos homens que têm cobertura dos benefícios MEI, quando há falecimento da mãe da criança, adoção ou guarda judicial, eles também têm o direito a receber o salário maternidade.

Solicitação do benefício

O auxílio-maternidade MEI deve ser solicitado junto ao INSS, uma vez que parte da contribuição mensal feita pelos MEIs é destinada ao provento. 

Diante disso, a fim de solicitar o auxílio-maternidade, é necessário agendar um atendimento nas agências do serviço previdenciário e fazer todo o processo pessoalmente. Dúvidas sobre o pedido também podem ser feitas por telefone através do número 135.

Documentos necessários

Para dar entrada no benefício de auxílio-maternidade, os MEIs precisam reunir os seguintes documentos:

  • RG original com foto;
  • Número do CPF;
  • Comprovantes de pagamento INSS;
  • Certidão de nascimento da criança;
  • Certificado de adoção. 

Com informações da Exame

Publicado por Lívia Macario - Portal Contábeis