Notícias

Empresas só têm até sexta-feira para optar pela adesão ao Simples Nacional para 2020

Empresas só têm até sexta-feira para optar pela adesão ao Simples Nacional para 2020

29 de janeiro de 2020
Tempo de leitura: 1min 54seg

Termina sexta-feira (31) o prazo para as empresas que querem optar pela adesão ao Simples Nacional para 2020. Para quem realizar essa opção terá efeitos a partir do primeiro dia do ano calendário da opção.

"Se a pessoa fizer a opção e houver algum tipo de restrição terá que ajustar até o fim de janeiro. Porém, se deixar para a última hora, as ações para ajustes serão praticamente impossíveis", explica Welinton Mota, diretor tributário das Confirp Consultoria Contábil.

É importante lembrar que antes de aderir ao Simples Nacional é necessário a eliminação de possíveis pendências que poderiam ser impeditivas para o ingresso ao regime tributário, como débitos com a Receita Federal. A opção pode ser feita pela internet e as empresas de serviço também podem aderir ao sistema simplificado de tributação.

MEI: Saiba 3 infrações que podem colocar sua empresa em risco

Optar pelo Simples

Para adesão ao Simples Nacional é necessário o planejamento tributário já que para muitas empresas essa opção não se mostra tão vantajosa.

A regulamentação do Governo estabeleceu alíquotas muito altas para a maioria das empresas de serviços, sendo que foi criada uma nova faixa de tributação, o Anexo VI, na qual a carga a ser recolhida tem início em 16,93% do faturamento, indo até 22,45%. Com esses percentuais assustadores, a adesão pode levar ao aumento da carga tributária.

Fonte: Confirp

Escrito por: WD House / Assessoria de Imprensa Unicontab